Bom dia!
Todo texto acadêmico, para ser considerado também científico, deve "evitar o plágio". Para iniciar a redação de sua Monografia (TCC, Artigo Científico pela ABNT), entre os critérios importantes a destacar, está o levantamento dos autores a consultar, que permitirão ao aluno dar ao seu texto o "cunho científico" necessário ao resultado positivo tão esperado: obter a aprovação de sua monografia.
Todo texto acadêmico, para ser considerado também científico, deve "evitar o plágio". Para iniciar a redação de sua Monografia (TCC, Artigo Científico pela ABNT), entre os critérios importantes a destacar, está o levantamento dos autores a consultar, que permitirão ao aluno dar ao seu texto o "cunho científico" necessário ao resultado positivo tão esperado: obter a aprovação de sua monografia.
Ao longo dos artigos que já foram publicados até aqui, foram abordados assuntos importantíssimos, sobre escolher o tema e obter aprovação do orientador para o mesmo, identificar a metodologia científica a utilizar e a realização do levantamento bibliográfico.
Apesar de meu objetivo em escrever todas estas orientações em uma sequência lógica, hoje eu vou mesclar a lógica à percepção que o aluno deve ter sobre seu trabalho, para melhor compreensão sobre o passo a passo na elaboração de um TCC, e ainda, vou abordar alguns outros aspectos que são fundamentais.
Apesar de meu objetivo em escrever todas estas orientações em uma sequência lógica, hoje eu vou mesclar a lógica à percepção que o aluno deve ter sobre seu trabalho, para melhor compreensão sobre o passo a passo na elaboração de um TCC, e ainda, vou abordar alguns outros aspectos que são fundamentais.
Estou me referindo ao levantamento de autores sobre determinado assunto, que possam colaborar com o acadêmico na obtenção de informações confiáveis e verídicas (empirismo) para que, a partir desses autores, o universitário possa escrever seu próprio texto, sem copiar trechos de outro autor.
O que tenho a dizer ao leitor é: cuidado com o plágio, pois copiar algo que outro escreveu, sem referir o nome desse autor caracteriza fraude, pois incorre em divulgar como próprio, um texto que outro pesquisou e experimentou, para poder escrever sobre o assunto.
Quando uma definição estiver tão bem escrita, uma explicação bem específica ou tão pertinente ao conteúdo do texto que está sendo escrito, conceito esse que poderá ilustrar melhor suas ideias, o aluno pode utilizar-se da citação direta.
Citar ideias ou partes de textos de outro autor é um recurso amplamente permitido pela ABNT, e significa transcrever “na íntegra” trechos ou parágrafos de outro texto, contanto que mencionado o nome daquele autor e o ano de publicação do texto original, autor esse que deverá estar relacionado nas Referências (bibliografia) do trabalho desse acadêmico.
Você que está lendo este artigo sobre o plágio, note que tudo isto é muito sério e importante: para que seu texto tenha o caráter científico, necessário à monografia, e que seja visto e aceito por sua universidade, deve ser baseado em autores especializados nos assuntos abordados por você, mas que todos os autores consultados sejam referidos ao longo de seu texto.
Hoje, navegando mais cedo pela internet, localizei um vídeo superinteressante, inteligente, cômico e objetivo, sobre os riscos do plágio: [http://livroseafins.com/um-conto-sobre-plagio/].
Faz parte do maravilhoso trabalho de Alessandro Martins, jornalista e blogueiro, vídeo postado pela Marcela Ortolan, sua colaboradora.
Espero que o assistam, é muito bom!
Se você tem alguma dúvida, pergunta ou sugestão sobre este assunto, escreva para o meu email e em poucos dias, eu responderei.
Regina Del Buono
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