Bom dia!
Hoje, darei início às publicações sobre as normas definidas pela Metodologia VANCOUVER, em alternância com os artigos que explicam as exigências da ABNT, para a elaboração de Monografias e Artigos Científicos.
Segundo Rother e Braga (2004, "durante o ano de 1978, editores de revistas médicas e autores de publicações da área biomédica reuniram-se na cidade de Vancouver (CANADÁ)", com o objetivo de padronizar as publicações e distribuição de relatos de estudos médicos de forma precisa, clara, acessível e uniforme.
Esse grupo elaborou e publicou um roteiro sobre o qual deveriam ser publicados, a partir daquela data, os novos artigos produzidos pelos profissionais da área de saúde, e ainda, sugeria a forma ideal para serem feitas as referências bibliográficas, segundo àquela que foi desenvolvida pela Biblioteca Nacional de Medicina - "National Library of Medicine" (NLM), produtora da base de dados Medline.
A partir dessa padronização, foi formado o Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas - "International Committee of Medical Journal Editors" (ICMJE), que posteriormente, procedeu à ampliação em revistas biomédicas" (ROTHER e BRAGA, 2004).
Até mais.
Regina Del Buono
Referências
ROTHER, Edna Terezinha; BRAGA, Maria
Elisa Rangel. O NOVO ESTILO DE VANCOUVER: o que mudou nas
referências. Artigo Publicado no Arq. Bras.
Oftalmol. v.67 n.4 São Paulo jul./ago. 2004. Disponível em: [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492004000400025&lng=pt&nrm=iso];
acesso em 02 Jul 2012.
0 comentários:
Postar um comentário