Bom dia!
A dica de hoje refere-se às pequenas alterações existentes na elaboração das Referências de uma tese de mestrado, que seguem comumente as normas da ABNT, e as Referências de um artigo científico, que seguem as normas VANCOUVER.
Os acadêmicos das diferentes áreas, incluindo a medicina, costumam ser exigidos, quando da produção de dissertações e/ou teses de mestrado ou doutorado, que utilizem as normas da ABNT, as quais permitem a elaboração de textos mais longos, cujos conteúdos devem ser feitos com maior profundidade.
No momento de listar todos os autores consultados para compor a bibliografia de dissertações e/ou teses, o mestrando deverá fazer constar os links eletrônicos completos dos materiais obtidos na rede, mencionando inclusive a data de cada acesso.
Por sua vez, quando exigidos na elaboração de artigos científicos para publicação em periódicos, os quais seguem a metodologia VANCOUVER, o mestrando deve estar atento para as diferenças deste formato, tendo em vista que as principais características é a de textos breves e objetivos.
Sendo os artigos científicos da área médica veiculados principalmente nos meios eletrônicos, ao elaborar as Referências segundo VANCOUVER o acadêmico poderá omitir os links eletrônicos, devendo incluir, obrigatoriamente os dados completos de cada autor/periódico consultados.
Tanto as regras quanto as possíveis diferenças de cada metodologia, ou ainda as exigências específicas deverão ser consultadas na metodologia de sua universidade.
Portanto, além de saudável, é muito importante que esses pequenos detalhes sejam observados, e ainda, confirmados com seu orientador.
Boa sorte!
Regina Del Buono
0 comentários:
Postar um comentário