domingo, 15 de dezembro de 2013

Pedro Demo e a Metodologia Científica

Boa tarde!
   Em maio de 2013, eu publiquei alguns nomes de autores especializados em Metodologia Científica, os quais podem ser visualizados neste link: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/05/quais-sao-os-autores-especialistas-em.html].  
 Para dar continuidade à indicação de especialistas no assunto, entre os muitos autores que podem e devem ser consultados, hoje vou mencionar o educador Pedro Demo, PhD em Sociologia e professor da Universidade de Brasília (UnB). 
 Ao buscar materiais sobre metodologia científica, é importante que o acadêmico pesquise também as teorias do Prof. Demo, cujos conceitos enriquecerão seu texto, saberes e a bibliografia de sua monografia. 
 Nas palavras dele:  
A pesquisa é fundamental para descobrir e criar. É o processo de pesquisa que, na descoberta, questionando o saber vigente, acerta relações novas no dado e estabelece conhecimento novo. É a pesquisa que, na criação, questionando a situação vigente, sugere, pede, força o surgimento de alternativas (DEMO, 2001, p.34). 
 Ao referir este autor, que acredita ser fundamental aguçar a curiosidade dos educandos desde a mais tenra idade e até os bancos acadêmicos, quero enfatizar que é preciso dedicar tempo e atenção, que permitirão a realização de um levantamento consistente dos autores que embasarão o texto a redigir, e com isso, atender ainda às necessidades da Metodologia Científica.   
  Para reforçar sua concepção sobre a importância da Educação, tanto quanto da pesquisa científica, Demo refere a célebre frase do filósofo inglês Francis Bacon, que viveu no Século XVI: "Conhecimento é poder". 
  Outra definição sua estabelece que é importante: 
[...] pensar a educação enquanto processo de (re)construção do conhecimento a partir da postura crítica e questionadora dos alunos. Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar fundamentar o que diz, a fazer uma crítica ao que vê e lê, ela vai amanhecendo como sujeito capaz de uma proposta própria (PORTAL. s.d.).
 Segundo Demo, muito além das aulas expositivas e provas que verificam os conhecimentos adquiridos, está a real necessidade de conduzir e incentivar o aluno quanto ao desenvolvimento de habilidades pessoais para buscar informações e experimentos, de investigar, e dessa forma, promover sua iniciação em pesquisa.
   Vale a pena conferir a sua obra.
Regina Del Buono

REFERÊNCIAS:
DEMO, Pedro. Introdução à Metodologia da Ciência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1985.
_______, Educação & Conhecimento - Relação necessária, insuficiente e controversa. Petrópolis: Vozes, 2. ed., 2001. 
PORTAL Educacional. "A criança é um grande pensador. Entrevista com Pedro Demo. Sem data. Disponível em:[http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0035.asp]; acesso em 02 Dez 2013. 
PEDRO Demo: aprendizagem nas mídias sociais. Disponível em:[http://educacao.atarde.uol.com.br/?p=13519]; acesso em 02 Dez 2013. 

0 comentários:

Postar um comentário