É com bastante alegria que eu comemoro este 2o. aniversário deste blog! Mantê-lo no ar tem sido um exercício constante de estudos, pesquisas e dedicação para com a Metodologia Científica, e para com todos os que chegam até aqui, que me escrevem pedindo ajuda ou dicas, e acreditem, os emails são diários.
Embora a maioria dos acadêmicos não registrem seus comentários aqui, tenho recebido elogios carinhosos juntamente com as dúvidas, que procuro dirimir da forma mais rápida possível.
Para comemorar minha alegria e demonstrar os resultados, eu vou destacar os artigos que foram os campeões de bilheteria das visitas recebidas ao longo desses 2 anos de atividade, são eles:
O resumo de monografias, de trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses de mestrado e artigos científicos são normatizados pela NBR 6028 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essa norma estabelece que o resumo deve constar dos textos acadêmico-científicos em língua vernácula, mas não define o segundo idioma no qual o resumo deverá ser apresentado.
Entre os idiomas mais comuns escolhidos pelos acadêmicos, para versão do resumo da monografia, estão o inglês, o espanhol e o francês.
"Conta um jovem universitário que no seu primeiro dia de aula o professor se apresentou e pediu que todos procurassem conhecer alguém que ainda não conheciam. Ele ficou de pé e olhou ao redor, quando uma mão lhe tocou suavemente o ombro. Deu meia volta e viu uma velhinha enrugada, cujo sorriso lhe iluminava todo seu ser. Ela lhe falou sorrindo: ▬ Oi, meu nome é Rose. Tenho oitenta e sete anos. Posso lhe dar um abraço? O moço riu e respondeu com entusiasmo: ▬ Claro que pode! Ela lhe deu um abraço muito forte. ▬ Por que a senhora está na Universidade numa idade tão jovem, tão inocente?
A maternidade é e sempre foi vista pelo imaginário coletivo, sob a ótica da sublimação e da realização da mulher, como um sinônimo de felicidade, ao conceber de seu ventre, uma nova vida.
Com o tempo, aquele ser tão frágil emerge da infância com tamanha força e personalidade próprias, passando então, a vivenciar suas próprias escolhas e experiências, os vários prazeres e alguns dissabores também.
Ao elaborar uma monografia e optar pela técnica da pesquisa de campo, o acadêmico deverá coletar os dados que irão colaborar na observação das teorias estudadas, os quais deverão ser demonstrados dentro do seu texto.
Não existe uma regra a este respeito, mas naturalmente, as informações obtidas deverão ser apresentadas em capítulo específico de seu TCC, e a forma de fazer isto poderá variar conforme sua universidade e orientador.