domingo, 9 de novembro de 2014

Os Anexos da Pesquisa de Campo: o Roteiro de Perguntas

Bom dia!
   Ao definir por elaborar uma pesquisa de campo em sua monografia, o acadêmico deverá preocupar-se com os anexos que devem fazer parte do texto, entre eles o Roteiro de Perguntas. Em 02 de novembro de 2014 eu publiquei um artigo sobre o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), cujo link é:[http://www.abntouvancouver.com.br/2014/11/o-termo-de-consentimento-livre-e.html]. Sendo assim, falemos hoje sobre o Roteiro de Perguntas.
  Para ser possível a realização de uma pesquisa de campo, inicialmente você deve definir onde ela poderá ser realizada, como por exemplo em uma escola.
  Neste caso, você deverá fazer um contato direto com a direção da mesma, no sentido de obter a autorização e a colaboração dos possíveis voluntários para que sua pesquisa seja possível, e de preferência, procure definir o dia, local, horário, para que todos se organizem. Lembre-se que as entrevistas presenciais deverão ser gravadas, para posteriormente, serem transcritas para o papel. Esta é uma das finalidades do TCLE: informar a cada participante sobre o que irá acontecer e como isto se dará.
  Se as entrevistas forem presenciais, ou então se os participantes forem responder a um formulário elaborado e entregue por você, serão as perguntas por você formuladas que nortearão o levantamento das informações necessárias para demonstrar, em sua pesquisa de campo, como os fatos acontecem lá, in loco, no local onde a realidade acontece, uma vez que é esta a principal característica da pesquisa de campo. 
  Ao longo deste ano, foram publicados aqui vários artigos sobre os tipos de entrevistas, são eles: em 23 de fevereiro de 2014, no link: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/02/tipos-de-entrevistas-da-pesquisa-de.html]; em 02 de março de 2014, um artigo sobre a Pesquisa de Campo e a Entrevista Aberta ou em Profundidade, cujo link é:[http://www.abntouvancouver.com.br/2014/03/pesquisa-de-campo-e-entrevista-aberta.html]; em 16 de março de 2014, um segundo artigo sobre a Pesquisa de Campo e a Entrevista Semi-estruturada, cujo link é:[http://www.abntouvancouver.com.br/2014/03/pesquisa-de-campo-e-entrevista-semi.html].
 Você não precisa fazer uma lista com muitas perguntas, mas que elas sejam significativas e que permitam obter informações que colaborem para a análise e  os resultados da pesquisa em andamento. Ou seja, inexiste um número fixo de perguntas, mas em geral, elas variam de 6 a 15, no máximo, de um tema para outro.
  Lembre-se de apresentar seu roteiro de perguntas ao seu orientador, para que ele as aprove ou então, para incluir suas sugestões.
 É importante destacar ainda que, no caso de existirem dois tipos diferentes de respondentes, o aluno/pesquisador deverá elaborar dois roteiros de perguntas. Voltemos ao exemplo da escola: digamos que você tenha a oportunidade de entrevistar o diretor ou um professor, e ainda alguns alunos. Neste caso, existirão perguntas específicas a serem feitas ao primeiro tipo de respondente, e outras ao segundo tipo de participantes.
  Organize-se e boa sorte!
Regina Del Buono

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