Bom dia!
Para que uma Pesquisa de Campo (ou Qualitativa) seja realizada é necessário que existam dados a serem analisados e tabulados, que permitam ao aluno/pesquisador concluir algo a respeito de determinada realidade. Este artigo dá continuidade ao primeiro desta série, publicado em 22 de março de 2015, denominado Como definir o tipo de pesquisa científica?, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/como-definir-o-tipo-de-pesquisa.html].
Ao elaborar este tipo de pesquisa, é importante que sejam definidos: o público-alvo (ou objeto ou situação) a ser estudado, onde está esse público-alvo, como obter os dados para elaboração da pesquisa em questão, a forma de coleta de dados e o período durante o qual a coleta será realizada, as formas para tabular os dados e a análise dos mesmos (COSTA, 2013).
A coleta de dados é uma etapa importante da Pesquisa de Campo, devendo ser planejada adequadamente, cujos passos obedeçam a uma ordem lógica. Ao serem coletados esses dados ainda deverão ser “elaborados, analisados, interpretados e representados graficamente.” A partir dessas ações, o acadêmico deverá então, elaborar a discussão dos dados obtidos para a pesquisa, interpretando-os e classificando-os de uma forma metódica.
Sanchez (2006) esclarece que para serem coletados os dados é preciso ainda definir se a coleta será feita sobre um único indivíduo ou sobre um grupo de pessoas; qual o período durante o qual os dados serão coletados; em qual local isto será feito; quem fará a coleta: se o aluno/pesquisador, ou por impresso enviado pelos Correios.
É preciso ainda definir entre as várias técnicas ou instrumentos para fazê-lo, entre eles: questionários, entrevistas, observação direta, registros institucionais (ou análise documental), grupos focais (BARBOSA, 2008).
Quanto ao período para realização da coleta de dados, cabem duas observações: a 1ª. refere-se ao intervalo de tempo e duração da coleta propriamente dita, por exemplo, realizar as entrevistas em determinado local e com determinado público-alvo de 01 a 30 de agosto de 2015.; a 2ª. refere-se ao período a ser pesquisado propriamente dito, como por exemplo a realização de um levantamento de publicações feitas sobre determinado assunto, na língua portuguesa, no intervalo entre 2004 e 2014.
Bons estudos.
Regina Del Buono
REFERÊNCIAS:
BARBOSA, Eduardo F. Instrumentos em Coleta de Dados em Pesquisa Educacional. 2008. Disponível em:
[http://www.inf.ufsc.br/~verav/Ensino_2013_2/Instrumento_Coleta_Dados_Pesquisas_Educacionais.pdf]; acesso em 07 abr 2015.
COSTA, Andrea. Técnicas de coleta de dados e instrumentos de pesquisa. Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) 2013. Disponível em:[http://docente.ifrn.edu.br/andreacosta/desenvolvimento-de-pesquisa/tecnicas-de-coletas-de-dados-e-instrumentos-de-pesquisa; acesso em 05 abr 2015.
SANCHES, Sandra. Elaboração de Projeto e Instrumentos de Pesquisa em Educação. 2008.
0 comentários:
Postar um comentário