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Ao realizar uma Pesquisa de Campo (ou Pesquisa Ação), é preciso definir qual será o instrumento a ser utilizado para a coleta de dados. Este artigo dá continuidade ao primeiro desta série, publicado em 22 de março de 2015, denominado Como definir o tipo de pesquisa científica?, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/como-definir-o-tipo-de-pesquisa.html].
Os instrumentos mais comuns em pesquisas acadêmicas são: o questionário e a entrevista. Permitem a obtenção de informações que atendem às necessidades da pesquisa em elaboração, por serem constituídos de perguntas, que podem ser abertas ou fechadas.
Caso o aluno/pesquisador opte pela utilização de um questionário impresso, este deverá ser fornecido aos voluntários que aceitaram participar de sua pesquisa. Para tanto, o acadêmico deverá elaborar um roteiro de perguntas.
O questionário deve apresentar uma lista de no máximo 10 perguntas fechadas, ou seja, no sistema de alternativas.
Como exemplos, podem ser mencionadas respostas do tipo:
( ) SIM ou ( ) NÃO; ( ) SEI ou ( ) NÃO SEI, ou ainda, em uma lista de respostas elencadas no padrão a ( ), b ( ), c ( ) e d ( ); etc..
No momento em que o acadêmico entregar os questionários impressos, que deverão ser respondidos pelos participantes da pesquisa, deverá informá-los a data em que voltará para retirá-los, já preenchidos.
Por sua vez, está a entrevista. Consiste em uma conversa entre o pesquisador e o voluntário participante da pesquisa, sendo que existem objetivos a serem atingidos pelo acadêmico, a partir desse diálogo. As entrevistas podem basear-se em perguntas abertas, que irão exigir maior disponibilidade de tempo dos envolvidos, pois as respostas podem ser breves ou longas. O roteiro de perguntas pode ainda apresentar apenas tópicos, que permitirão escolhas por respostas rápidas por parte dos respondentes.
Além desse roteiro previamente elaborado, o aluno/pesquisador deverá combinar com os participantes, local, dia e horário onde as entrevistas serão realizadas, as quais deverão também ser gravadas e posteriormente transcritas, para serem incluídas no estudo em desenvolvimento, e permitir a análise de dados e resultados.
Bons estudos.
Regina Del Buono*
REFERÊNCIAS:
UNISANTA – Universidade Santa Cecília. Elaboração de um projeto de pesquisa. Artigo publicado em 2004. Diretoria de Ensino da região de Santos. Coordenadoria de Ensino do interior. Secretaria de Estado da Educação. Governo do Estado de São Paulo. Disponível em:
<http://www.socialiris.org/imagem/boletim/arq48d6e7afc2bee.pdf>; acesso em 03 mai 2015.
*Como referir este artigo:
DEL-BUONO, Regina C. A Pesquisa de Campo e os Instrumentos de Coleta de Dados. Publicado em 13 set 2015. Disponível em [ ].
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