Bom dia!
A forma ideal de elaboração da introdução de uma monografia foi assunto de dois artigos aqui publicados, o primeiro foi em 19 de janeiro de 2014, sob o título Como fazer a Introdução do TCC ou Monografia, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/01/como-fazer-introducao-da-monografia.html]; e o segundo foi em 29 de novembro de 2015, sob o título Como redigir a Introdução de uma monografia, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/11/como-redigir-introducao-de-uma.html].
Hoje, voltemos a este assunto, para colaborar na melhor compreensão do mesmo pela Elaiana Silva Araújo, que ainda está com dúvidas, eu vou tentar ajudá-la.
A Introdução é a abertura do trabalho, parte importante do mesmo, pois é o item do texto no qual o leitor poderá ter conhecimento sobre os conteúdos que serão encontrados.
É nesta parte do texto que devem ser explicitados o tema, o problema a investigar e uma solução hipotética para o mesmo, os objetivos para discorrer sobre esse tema, a metodologia escolhida e os capítulos que serão desenvolvidos.
Caso o trabalho que está sendo redigido seja uma pesquisa bibliográfica, a metodologia escolhida e definições teóricas a ela correspondentes deverão ser expostas na Introdução.
Por sua vez, caso o trabalho em elaboração seja uma pesquisa de campo, deverá ser desenvolvido um capítulo específico para explicar tal metodologia (pesquisa de campo), incluindo-se não somente as definições sobre a mesma, assim como todos os dados, informações e resultados coletados.
O conjunto desse capítulo, metodologia, dados e análise dos mesmos é que irá, naturalmente, permitir ao acadêmico desenvolver a conclusão sobre o tema escolhido, permeada pela comparação das teorias analisadas e dos fatos investigados na realidade.
Um abraço!
Regina Del Buono
0 comentários:
Postar um comentário