Boa noite!
É comum que os acadêmicos sejam cobrados pela utilização das normas da ABNT ao longo de seus textos científicos, mas é importante que os detalhes das regras sejam observados para que não se confundam no momento de aplicá-las. Em 14 de dezembro de 2014, publiquei o artigo intitulado “Citações Diretas e Citações de Citações = referindo autores dentro e fora do parênteses”, cujo link é:[http://www.abntouvancouver.com.br/2014/12/citacoes-diretas-e-citacoes-de-citacoes.html]. Tal artigo pretendia colaborar com explicações sobre como fazer as citações diretas, e ainda, a citação de outra citação.
Hoje, vou explicar a forma correta de referir, dar a entrada ou mencionar um autor ao fazer uma citação direta, ou seja, é preciso saber em que local e de que forma o autor de uma citação direta deve ser mencionado. ...
É importante que as normas sejam devidamente observadas, neste caso, conforme estabelece a Norma Regulamentadora NBR 10520/2002 da ABNT, pois é esta a que define a forma como as citações diretas devem ser feitas ao longo dos documentos oficiais no país, inclusive em monografias e demais textos acadêmico-científicos. De acordo com esta norma, ao fazer uma citação direta, deve-se mencionar a fonte completa onde determinado conceito foi obtido, no seguinte formato: “Sobrenome, ano, página.”
Ao fazer uma citação direta ao longo do texto acadêmico, deve-se antes anunciá-la, conforme o Exemplo 1:
A Estratégia Empresarial está intimamente ligada à cultura e ao clima existentes nas organizações. Para Schein (2009, p.10),
“cultura é um fenômeno dinâmico que nos cerca em todas as horas, sendo constantemente desempenhada e criada por nossas interações com outros e moldada por comportamento de liderança, e um conjunto de estruturas, rotinas, regras e normas que orientam e restringem o comportamento.”
Observe(m) que foi iniciada uma frase explicando a estratégia empresarial, sendo que depois de finalizada, o aluno/pesquisador “anunciou” a citação, informando:
“Para Schein (2009, p.10)” e na sequência, foi feita a citação direta.
Ocorre que, segundo a NBR 10520/2002, as informações referentes ao autor da citação direta devem ser mencionadas num mesmo local, ou seja, deve-se inserir as informações completas, “Autor, ano, página”, ANTES de fazer a citação, ou AO FINAL dela.
Existem ainda dois equívocos de interpretação da norma, que merecem ser destacados:
1º. Equívoco:
Mencionar apenas o autor antes ou no início da citação, e o ano e página ao final da mesma. Isto está errado, porque cada parte da informação está em um local da citação.
Observe(m) o Exemplo 2:
Para Schein (2009),
“cultura é um fenômeno dinâmico que nos cerca em todas as horas, sendo constantemente desempenhada e criada por nossas interações com outros e moldada por comportamento de liderança, e um conjunto de estruturas, rotinas, regras e normas que orientam e restringem o comportamento (2009, p.10).”
2º. Equívoco:
Anunciar o autor e ano, e, ao final da citação, incluir autor, ano e página. Fica repetitivo e além disso, o texto fica “poluído”, ou seja, os dados de cada citação são mencionados em duplicidade ao longo de todo o texto.
Observe(m) o Exemplo 3:
Para Schaim (2009),
“cultura é um fenômeno dinâmico que nos cerca em todas as horas, sendo constantemente desempenhada e criada por nossas interações com outros e moldada por comportamento de liderança, e um conjunto de estruturas, rotinas, regras e normas que orientam e restringem o comportamento (SCHAIM, 2009, p.10).”
A minha sugestão é: fique(m) atento(s) à Norma NBR 10520/2002 da ABNT.
Boa sorte!
Regina Del Buono
0 comentários:
Postar um comentário