domingo, 26 de junho de 2016

Como analisar e associar as respostas de uma Pesquisa de Campo à Teoria?

Bom dia!
  Depois de realizar a pesquisa de campo, isto é, as entrevistas propriamente ditas, o aluno/pesquisador deverá transformar todas as informações obtidas em dados, que por sua vez, deverão ser associados às teorias que embasaram sua pesquisa bibliográfica. Sobre este assunto, eu publiquei aqui, em 04 de maio de 2014, um artigo intitulado “Como inserir os dados da entrevista no texto da monografia?”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/05/como-inserir-os-dados-da-entrevista-no.html], mas hoje, vamos voltar com novas explicações, em atenção aos e-mails com dúvidas que recebi, em especial de Donizete dos Santos. Vamos lá. ...
  Imaginemos que uma pesquisa de campo que apresente 3 grupos diferentes de participantes, como por exemplo, alunos, professores e coordenadoras, o acadêmico desenvolveu 3 roteiros de perguntas, mas para melhor compreensão, vamos pensar em apenas 1 roteiro por vez.
  Vamos imaginar ainda que o grupo de alunos foi composto por 12 participantes, e o roteiro de perguntas a eles destinado pretendiam obter respostas fechadas para 3 situações diferentes, quer dizer, se concordam, se discordam ou se concordam parcialmente com determinada situação, sendo que as respostas obtidas ficaram assim distribuídas:
03 alunos concordam com as 3 situações;
05 alunos discordam com as 3 situações;
04 alunos concordam parcialmente com as 3 situações.

  Dentro do capítulo de Metodologia, no qual a pesquisa estiver sendo apresentada ao longo da Monografia, o universitário deverá, além de transcrever perguntas e respostas de cada um dos 3 grupos, deverá ainda subdividir as respostas de cada grupo em blocos, sendo que estas respostas poderão ser demonstradas em gráficos, para que sejam melhor visualizadas.
  Feito isto, caberá associar os grupos de respostas, já subdivididas em blocos, às teorias analisadas. Para que isto seja possível, o aluno/pesquisador deverá identificar entre os autores/obras consultadas para a elaboração da fundamentação teórica de sua monografia, os trechos das teorias que demonstram aquela situação, ou que as contestem.
  Veja(m) bem, entre todo o material bibliográfico selecionado para a elaboração dos capítulos referentes à teoria de sua monografia, o acadêmico deverá selecionar 1 ou 2 autores cujas teorias se relacionem ou abordem melhor aquela determinada situação verificada “in locu”.
   Este mesmo procedimento deverá ser adotado para os outros 2 grupos participantes da pesquisa de campo e subdivisões de suas respostas.
  Donizete (e novos visitantes), eu acredito ter esclarecido a forma de associar as teorias às respostas obtidas durante uma pesquisa de campo, mas caso ainda existam dúvidas, peço que escreva(m) para o meu email.
  Boa semana!
Regina Del Buono
abntouvancouver@mail.com

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