Bom dia!
Ao nomear figuras, gráficos e tabelas dentro do texto acadêmico-científico, deve-se mencionar a fonte onde os dados a eles correspondentes foram obtidos. Em 22 de junho de 2014, publiquei um artigo intitulado "Como nomear Figuras, Gráficos e Tabelas dentro da Monografia?, cujo link é :[http://www.abntouvancouver.com.br/2014/06/como-nomear-figuras-graficos-e-tabelas.html]; mas hoje, vamos voltar a este tema, em resposta aos emails recebidos, em especial para NLP Trader. Vamos lá. ...
Eu vou enumerar algumas possibilidades, para que esta explicação fique mais objetiva:
1a. situação. quando o aluno/pesquisador insere em seu texto uma figura, gráfico ou tabela que ele mesmo tenha elaborado a partir do material teórico utilizado ao longo do estudo que está desenvolvendo, devendo mencionar como fonte a seguinte informação:
"Fonte: elaborado pelo autor, ano";
2a. situação. quando o figura, gráfico ou tabela forem reproduzidos literalmente da forma como constam da fonte original consultada pelo acadêmico, devendo mencionar o autor/fonte de onde foi obtido(a), fazendo constar as seguintes informações:
"Fonte: Autor (ano, pg)".
Atente para a forma correta de mencionar esse "autor", que seja feita da mesma forma como foi dada a entrada na lista das Referências.
3a. situação: quando os dados forem obtidos de duas ou mais fontes, todas elas deverão ser mencionadas abaixo da figura, gráfico ou tabela em questão, da mesma forma como foi dada a entrada na lista das Referências, a exemplo do que se faz ao longo do texto.
Todas estas possibilidades podem ser facilmente observadas em textos de outros acadêmicos, em livros e diferentes artigos científicos.
Espero ter colaborado, mas caso ainda existam dúvidas, peço que escreva(m) para o meu email, e esclareço que responderei assim que possível.
Boa semana!
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
0 comentários:
Postar um comentário