Bom dia! Elaborar um relatório de uma Pesquisa de Campo (quantitativa) pode ter duas interpretações. A primeira, e principal, consiste em elaborar a redação da monografia, propriamente dita. A segunda, seria converter as perguntas e respostas contidas na pesquisa realizada em um texto próprio, elaborado pelo aluno pesquisador, em uma linguagem formal. Entre 2014 e 2016, publiquei aqui diferentes artigos sobre a elaboração de uma Pesquisa de Campo, artigos esses que, ou indicam autores especializados neste assunto, ou apresentam dicas sobre a elaboração desse tipo de pesquisa, e a forma como inseri-la no texto acadêmico, cujos links constam ao final deste post. O artigo de hoje é dedicado às dúvidas recebidas no último dia 29 de dezembro de 2016. ...
A pergunta recebida foi:
A pergunta recebida foi:
Bom dia, eu estou fazendo meu tcc bastante atrasado e o meu orientador me pediu para fazer um relatório com todas as entrevistas, como faço? em Como inserir os dados da entrevista no texto da Monografia?
A primeira interpretação sugerida sobre “fazer um relatório com todas as entrevistas”, é, seguramente, redigir a monografia, já que a transcrição das entrevistas realizadas para a composição de uma monografia para a qual foi desenvolvida uma Pesquisa de Campo (ou Pesquisa Quantitativa) é um aspecto bastante importante para o aluno/pesquisador.
Ao longo de meus artigos sobre este assunto, eu procurei detalhar tal importância, assim como um roteiro para elaboração de uma monografia. Na mesma linha de um passo a passo, pode-se consultar o manual elaborado pela Universidade de Coimbra (2010), cujo link consta ao final deste post, que sugere o mesmo passo a passo para a escrita de um relatório de pesquisa, de uma forma divertida, dando uma visão rápida e prática sobre como fazer seu relatório.
Outra explicação bem simples está contida no roteiro elaborado por Valsechi (2001), da Universidade de São Carlos, vale a pena consultar.
A segunda interpretação sugerida aqui sobre como elaborar um relatório contendo as entrevistas realizadas em uma Pesquisa de Campo consiste em converter suas perguntas e respostas em um texto próprio, em uma linguagem formal. Seria um relatório diferente, porque seria o oposto da transcrição das mesmas, já que numa transcrição, deve-se apresentar a resposta literal de cada pergunta feita a cada um dos participantes dessa pesquisa.
Sugiro que este tipo de relatório seja iniciado com uma breve apresentação, isto é, um ou dois parágrafos breves; neles, o aluno/pesquisador deve mencionar o tema, problema e objetivos sobre o qual desenvolveu seu estudo, e ainda, a forma como definiu elaborar a Pesquisa de Campo, identificando seus participantes e o local onde ela ocorreu.
No que se refere ao conteúdo de seu relatório, destaco que, enquanto a transcrição exige que todo o seu conteúdo seja apresentado literalmente, sem qualquer tipo de correção, o relatório desenvolvido pelo acadêmico deve ser escrito em uma linguagem formal, a partir da interpretação das respostas e características sociais, emocionais e psicológicas dos entrevistados.
Contudo, toda a intencionalidade e a subjetividade expressadas nas respostas obtidas de cada respondente devem fazer parte do relatório em desenvolvimento.
A questão do sigilo também é um aspecto importante a ser considerado e mantido. Tal qual as transcrições de entrevistas das Pesquisas de Campo, deve-se apresentar cada participante, o que pode ser feito através de letras (Respondente A, B, etc), através de números (Voluntário 1, 2, etc), ou ainda, a partir das iniciais de seu nome (L.B.S.) e ainda, alguns aspectos que melhor o identifiquem (por exemplo, L.B.S., 59 anos, sexo masculino).
Espero ter colaborado para dirimir as dúvidas existentes, mas caso existam outras, peço que escreva(m) diretamente para o meu email.
Um abraço!
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
Referências:
FINATTO, Maria José B. Como elaborar um relatório de pesquisa. Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Seminários Temáticos PROPESQ - 2012. Disponível em: [http://www.ufrgs.br/propesq1/seminarios/documentos/Seminario12012.pdf]; acesso em 23 abr 2016.
UC – Universidade de Coimbra. Como elaborar um Relatório Científico. 2010. Disponível em: [http://www.mat.uc.pt/~mat0228/biblioteca/ComoElaborarUmRelatorio.pdf]; acesso em 23 abr 2016.
VALSECHI,
Octávio Antonio. Roteiro para elaboração de Relatório de Pesquisa. Cento de Ciências
Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, Araras (SP), 2001. Disponível em:
Artigos já publicados aqui sobre Pesquisa de Campo:
O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e a Pesquisa de Campo. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/11/o-termo-de-consentimento-livre-e.html]; publicado em 02 de novembro de 2014;
Os anexos da Pesquisa de Campo: o Roteiro de Perguntas. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/11/os-anexos-da-pesquisa-de-campo-o.html]; publicado em 09 de novembro de 2014;
A Pesquisa de Campo enquanto Procedimento de Pesquisa. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/07/a-pesquisa-de-campo-enquanto.html]; publicado em 26 de julho de 2015;
As Principais Técnicas ou Procedimentos em Pesquisa Científica. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/10/as-principais-tecnicas-ou-procedimentos.html]; publicado em 25 de outubro de 2015;
A Pesquisa de Campo e a inclusão da entrevista em uma Monografia. Disponível em:
[http://www.abntouvancouver.com.br/2016/05/a-pesquisa-de-campo-e-inclusao-da_1.html]; publicado em 01 de maio de 2016;
Como classificar ou qualificar os participantes de uma pesquisa de campo? Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/06/como-classificar-ou-qualificar-os.html]; publicado em 05 de junho de 2016;
Como analisar e associar as respostas de uma pesquisa de campo à teoria? Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/06/como-analisar-e-associar-as-respostas.html]; publicado em 26 de junho de 2016;
Pesquisa de Campo: Como inserir em sua monografia os dados tabulados por outro autor? Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/08/pesquisa-de-campo-como-inserir-em-sua.html]; publicado em 21 de agosto de 2016.
Gostei,contribuiu nas minhas dúvidas. Grata.
ResponderExcluir