Bom dia! Usar ou não o itálico para distinguir palavras ou expressões advindas de outros idiomas, como é o caso do "apud", dentro de um texto escrito em português costuma suscitar algumas dúvidas em alunos/pesquisadores, em suas produções acadêmicas. Em oportunidades anteriores, publiquei alguns posts sobre este tema, sendo o último, intitulado “As expressões estrangeiras e o uso do itálico”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/12/as-expressoes-estrangeiras-e-o-uso-do.htm]; datado de 18 de dezembro de 2016. Hoje voltamos a falar sobre isto, para responder à pergunta da Catarina. Vamos lá...
Ela perguntou:
Ela perguntou:
Olá, óptimo post. Muito esclarecedor. Fica apenas uma questão – deverá a palavra apud ficar em itálico por se tratar de um estrangeirismo, neste caso latim? Cumprimentos.
Em linhas gerais, é bem comum que, na literatura, o itálico seja sempre avistado, assim como em diferentes publicações, como notícias impressas ou eletrônicas, livros didáticos ou não, e ainda, em textos acadêmico-científicos.
Para mim, é interessante que utilizemos o itálico para grafar todas as expressões estrangeiras ao longo de um texto, dando-lhes um destaque. Note que aqui, neste espaço virtual, eu o faço justamente para enfatizar as explicações, mas dentro do texto acadêmico-científico, eu prefiro não fazê-lo.
Este é mais um dos aspectos sobre os quais o aluno/pesquisador deve consultar a(o) seu (sua) orientador(a), sem dúvidas, para que o texto em andamento seja apresentado dentro dos padrões exigidos em sua universidade.
Um abraço!
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
REFERÊNCIAS:
DEL-BUONO, Regina C. Devemos grafar o apud em itálico? Artigo publicado em 09 out 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/10/devemos-grafar-o-apud-em-italico.html];
DEL-BUONO, Regina C. Como destacar as palavras estrangeiras na Monografia? Artigo publicado em 31 ago 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/08/como-destacar-as-palavras-estrangeiras.html].
0 comentários:
Postar um comentário