Bom dia! Ao longo da escrita de um texto científico, especialmente em citações diretas curtas ou longas, é comum avistarmos alguns sinais que nos permitem utilizar, na citação em questão, exclusivamente o trecho de interesse do assunto específico do texto. São as convenções existentes nas normas da metodologia científica, que devem ser empregadas, seja ABNT, APA ou VANCOUVER. ...
Trata-se do uso de colchetes [...], ou parênteses (...), dentro dos quais devemos inserir os 3 pontinhos, para informar ao leitor que, antes, no meio ou ao final do texto onde este recurso está sendo utilizado, existiam outras informações que não eram de interesse específico naquele momento do texto.
Trata-se do uso de colchetes [...], ou parênteses (...), dentro dos quais devemos inserir os 3 pontinhos, para informar ao leitor que, antes, no meio ou ao final do texto onde este recurso está sendo utilizado, existiam outras informações que não eram de interesse específico naquele momento do texto.
Uma explicação interessante sobre o uso de tais sinais e convenções consta da apostila de Metodologia Científica da Universidade Mackenzie (2006, p.44), ao ensinar que:
2.1.4 Sinais e convençõesObjetivando indicar características na citação, vários sinais e convenções podem ser utilizados, a saber:a) Colchetes ([ ]) são utilizados para indicar acréscimos, supressões, incorreções, ênfases, destaques, dúvidas ou quaisquer explicações necessárias à melhor compreensão dentro do texto citado.
No Exemplo 1, contido na metodologia Mackenzie, evidencia-se a questão do destaque, veja(m) onde estou negritando:
Horkheimer (1971, p. 194), por sua vez, escreveu enquanto ainda existia o socialismo histórico, o do Leste Europeu: os estudantes fugidos do Leste, nos primeiros meses depois de sua chegada à Alemanha [Federal] são felizes porque há mais liberdade, mas logo se tornam melancólicos porque não há amizade alguma.
Uma segunda situação se refere ao uso de apenas um trecho obtido em determinada obra, trecho que seja do interesse do texto que está sendo desenvolvido pelo aluno/pesquisador. Vejamos o Exemplo 2:
[…] a educação desempenha um papel diferente e incomparavelmente mais importante politicamente do que em outros países. Tecnicamente, é claro, a explicação reside no fato de que a América sempre foi uma terra de imigrantes; como é óbvio, a fusão extremamente difícil de grupos étnicos mais diversos, nunca completamente lograda, mas superando continuamente as expectativas […] (ARENDT, 2011, p. 223).
Observe(m) no Exemplo 2 que tal recurso foi utilizado tanto no início quanto no final da citação direta longa apresentada, para que os conceitos defendidos pela autora em questão ficassem seguramente alinhados ao trecho do texto científico desenvolvido pelo aluno/pesquisador, que neste caso, se trata da tese de doutorado em Educação, defendida pelo Prof. Dr. Lupércio Aparecido Rizzo.
São cuidados com exigências que são feitas para que o texto científico esteja, de fato,alinhado às normas da metodologia.
Bons estudos.
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012
Referências
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
RIZZO, Aparecido Rizzo. Ensino de Filosofia: estudo sobre as concepções e práticas dos professores da região do ABC paulista. Tese [Doutorado em Educação] apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2016.
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Apresentação de trabalhos acadêmicos guia para alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 4ª. ed. São Paulo: Editora Mackenzie, 2006.
0 comentários:
Postar um comentário