domingo, 24 de setembro de 2017

O Uso de Sinais e Convenções no texto científico – NBR 10520/2002 - citações diretas e indiretas

   Bom dia! É importante discorrer sobre os sinais que permitem ao redator expressar ênfase ou dúvida acerca de determinada informação em seu texto. São nuances da escrita científica que implicam, sempre, em alguns cuidados com seu conteúdo, entre as muitas exigências da metodologia científica. Voltamos hoje a este assunto, em continuidade ao artigo publicado aqui, no último dia 17 de setembro de 2017, intitulado “O Uso de Sinais e Convenções no texto científico – Citações diretas e indiretas - NBR 10520/2002”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/09/o-uso-de-sinais-e-convencoes-no-texto.html]. ...
   É comum que autores especializados em Metodologia Científica façam indicações sobre o uso de sinais e observações dentro do texto acadêmico-científico, as quais, nem sempre são aceitas pelos(as) diferentes orientadores(as)/universidades.
   É o caso do [!] para enfatizar algo, ou então, do uso da [?], para questionar determinada ideia/conceito, detalhados em poucas apostilas acadêmicas de metodologia, como é o caso da Universidade Mackenzie (2006, p.45), conforme seus exemplos, que reproduzidos aqui:
Exemplo 1:
d) [ ! ] ênfase, ao texto citado.“Citar um autor do qual se utilizou uma idéia ou uma informação é pagar uma dívida [!]” (ECO, 1983, p. 131).
Exemplo 2:
e) [?] dúvida, ao texto citado.“Para enfatizar a importância da coexistência, [?] foi usado nos exemplos [...]” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1989).

  Ao analisar diferentes apostilas de metodologia de outras universidades, eu não identifiquei informações como estas mencionadas acima. 
   Além disso, e, apesar das inúmeras revisões que tenho tido a oportunidade de realizar, e acompanhamento particular para muitos universitários que estão produzindo seus textos de final de curso, eu não tenho visto que tais sinais estejam sendo utilizados e/ou aceitos dentro da academia, mas considero importantes e perfeitamente aceitáveis, no contexto da redação científica.
   Por este motivo, acredito ser esta dica bastante interessante, vale a pena colocar em prática.
    Bons estudos.
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012

Referências
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Apresentação de trabalhos acadêmicos guia para alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 4ª. ed. São Paulo: Editora Mackenzie, 2006.






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