domingo, 29 de abril de 2018

Como inserir a entrevista da pesquisa de campo no texto científico: Anexo ou Apêndice? NBR 14725/2005 = Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos

   Bom dia! Um texto acadêmico-científico realizado a partir de pesquisa de campo, traz, normalmente,  um capítulo específico para Metodologia de Pesquisa.  É um assunto normatizado pela ABNT NBR 14724. A lista completa de meus artigos anteriores sobre este assunto consta ao final deste post. Porém, destaco aqui dois em especial: “A coleta de dados de uma pesquisa de Campo e sua inserção no texto científico”,  em 19 de novembro de 2017, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/11/a-coleta-de-dados-de-uma-pesquisa-de.html]; e um segundo, intitulado “Como inserir dados das entrevistas de pesquisa de campo na monografia?”, publicado em 20 de agosto de 2017, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/08/como-inserir-os-dados-das-entrevistas.html].
   A lista completa de artigos sobre este assunto consta no final deste post, não deixe de conferir. Hoje, voltarei ao tema, para responder a uma dúvida recebida em 06 de agosto de 2017, que,infelizmente, não avistei a tempo de responder à Fabíola Barreto. Mesmo assim, vamos a ela.

   À época, a Fabíola me perguntou:
Boa noite! Se eu fizer uma entrevista para a minha pesquisa e quiser inseri-la na íntegra (as perguntas elaboradas por mim e as respostas do entrevistado), deve ser como anexo ou apêndice?
   Bem, como mencionado acima,  tenho revisado textos de acadêmicos advindos das diferentes universidades/cursos nos quais tem sido comum que a íntegra das entrevistas realizadas, independentemente do número de participantes (seja um ou mais), seja inserida como “anexo” em monografias ou trabalhos de conclusão de curso.
   A inserção de um anexo ou apêndice está normatizada pela NBR 14724 (2011, p. 9), que fazem parte do pós-texto, mas que são opcionais.
   Porém, a versão de 2005 da referida NBR 14724 ensina que “anexo é um documento que não foi elaborado pelo autor do texto científico”, enquanto o apêndice sim, isto é, “apêndice é documento elaborado pelo autor do trabalho científico, podendo ser uma entrevista, um relatório...” isto é, um documento que irá colaborar na argumentação dos conteúdos desenvolvidos ao longo do texto.
   Pode-se usar como exemplo as regras fornecidas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, que prescrevem:
2.3.2 ANEXOS: todo o material que poderia estar no texto, mas por algum motivo é deslocado para aqui. A indicação dos anexos é feita com letras maiúsculas. Ex.: Anexo A, Anexo B. 2.3.3 APÊNDICES: o que não é fundamental ao texto, mas que pode servir de apoio ao mesmo.

  Sendo assim, é uma definição que depende das regras estabelecidas na apostila de Metodologia Científica de cada universidade, e ainda, das exigências de seu (sua) orientador(a).
   Bons estudos.
Regina Del Buono
Skype: abntouvancouver2012

Referências
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR 14724. Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação. 2011; 2005.
DEL-BUONO, Regina C. A coleta de dados de uma Pesquisa de Campo e sua inserção no texto científico. 19 nov 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/11/a-coleta-de-dados-de-uma-pesquisa-de.html].
__________, A Pesquisa de Campo e a forma de incluir as entrevistas no texto da monografia? 12 nov 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/11/a-pesquisa-de-campo-e-forma-para.html].
__________, Como inserir os dados de entrevista semi-estruturada na monografia? Pesquisa de Campo. 22 out 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/10/como-inserir-os-dados-de-entrevista.html]. __________, Como elaborar um relatório com as entrevistas de uma Pesquisa de Campo (Qualitativa)? 22 jan 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/01/como-elaborar-um-relatorio-com-as.html].
__________, As entrevistas para uma Pesquisa de Campo e as Citações Diretas – NBR 10520/2002. 30 out 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/10/as-entrevistas-para-uma-pesquisa-de.html].
__________, A Pesquisa de Campo e o número de respondentes. 23 out 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/10/a-pesquisa-de-campo-e-o-numero-de.html].
__________, A Pesquisa de Campo e a Entrevista semi-estruturada com apenas um respondente. 28 ago 2016. Dispónível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/08/a-pesquisa-de-campo-e-entrevista-semi.html].
__________, Pesquisa de Campo: Como inserir em sua monografia os dados tabulados por outro autor? Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/08/pesquisa-de-campo-como-inserir-em-sua.html]; publicado em 21 de agosto de 2016.
__________, Como analisar e associar as respostas de uma pesquisa de campo à teoria? Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/06/como-analisar-e-associar-as-respostas.html]; publicado em 26 de junho de 2016.
__________, Como classificar ou qualificar os participantes de uma Pesquisa de Campo? 05 jun 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/06/como-classificar-ou-qualificar-os.html].
__________, A Pesquisa de Campo e a inclusão da entrevista em uma Monografia. 01 mai 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/05/a-pesquisa-de-campo-e-inclusao-da_1.html].
__________, As principais técnicas ou Procedimentos em Pesquisa Científica. 25 out 2015. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/10/as-principais-tecnicas-ou-procedimentos.html].
__________, Como definir a população alvo de amostra para uma Pesquisa de Campo? 23 ago 2015. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/08/como-definir-populacao-alvo-de-amostra.html].
__________, A Pesquisa de Campo enquanto procedimento de pesquisa. 26 jul 2015. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/07/a-pesquisa-de-campo-enquanto.html].
__________, Os Anexos da Pesquisa de Campo: o Roteiro de Perguntas. 09 nov 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/11/os-anexos-da-pesquisa-de-campo-o.html].
__________, O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e a Pesquisa de Campo. 02 nov 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/11/o-termo-de-consentimento-livre-e.html].
PUCSP - Pontifícia Universidade Católica. NORMAS DA ABNT. [Normas Técnicas].  201?. Disponível em: [http://www.pucsp.br/sites/default/files/download/posgraduacao/programas/fonoaudiologia/normas_abnt.pdf]; acesso em 02 fev 2017. 

sábado, 28 de abril de 2018

domingo, 22 de abril de 2018

Comentários e dúvidas não respondidos a tempo... ABNTouVANCOUVER

   Bom dia! Ao longo das semanas, recebo sempre vários comentários contendo dúvidas de acadêmicos que estão desenvolvendo seus textos científicos, aos quais eu procuro responder com brevidade, sendo que muitos desses comentários eu tenho transformado em artigo semanal, ao invés de apenas uma resposta local, para ampliar sua visualização. ...

sábado, 21 de abril de 2018

domingo, 15 de abril de 2018

6 anos no ar: ABNT ou VANCOUVER?

É com imensa alegria que neste mês de abril de 2018 eu estou comemorando 6 anos de atividades deste blog. Tem sido uma dura jornada, com tantas idas e vindas de diferentes textos, e contato com muitos alunos tão dóceis, mas outros nem tanto.

Ao longo desse período tive a oportunidade de interagir com textos de acadêmicos dos diferentes níveis de formação, entre graduação e doutorado, produzidos por universitários advindos de variados cursos e universidades brasileiras. 

Já escrevi dois livros sobre Metodologia Científica, ainda em fase de lançamento, o primeiro em 2015, de autoria individual, sobre o "Resumo dos Textos Acadêmico-Científicos"

Meu segundo livro foi escrito em 2017, sobre a "Concepção de um Texto Acadêmico-científico e as normas da Metodologia Científica".

Entre os livros já revisados por mim, em 2017 tive a oportunidade de preparar e revisar o "Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador: conceitos, definições, história e cultura", idealizado e coordenado pelo prof. Dr. René Mendes, médico especialista em Saúde Pública e Medicina do Trabalho. 

Ao longo de todo esse tempo, participei de alguns cursos para especializar-me ainda mais no ensino de metodologia e na escrita científica, para poder estar sempre atualizada e à altura das exigências dos diferentes materiais que recebo para preparar e revisar textos. O mais recente foi o curso de Preparador e Revisor de Textos (2017), oferecido pela Universidade do Livro (UNIL), da Fundação UNESP. 

Em 6 anos no ar, o www.abntouvancouver.com.br já superou a marca de 1 milhão e 582 mil visitas, seja de brasileiros ou dos diferentes países, e, aproximadamente, mil alunos atendidos.







Tem sido um trabalho muito intenso, que requer muito preparo e infindáveis horas de dedicação.

Obrigada a você que confia nos meus ensinamentos e no meu trabalho!

Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012

sábado, 14 de abril de 2018

O ensino no Terceiro Grau ... Anivaldo Chagas

"O ensino de terceiro grau apresenta diversas peculiaridades que o faz pertencer a uma linha específica de pesquisa. 
O professor universitário vive uma realidade bastante diferente em relação a seus pares do ensino médio e do ensino fundamental.
É fácil, por exemplo, verificar que o do nível superior não recebe nenhuma formação didática específica. 
Em sua licenciatura, esse professor geralmente não tem o conhecimento prévio dos pressupostos psicológicos, didáticos e sociais relacionados ao aprendizado, o que, às vezes, o faz ter uma visão desvirtuada dessas condições.
Paradoxalmente, o professor de ensino superior tem na sala um público bastante diferente: são adultos e muitos deles com experiências profissionais. 
Essas características levam também a confirmar que já não aceitam passivamente as colocações do professor, exercendo, portanto, um papel mais crítico. 

[...] Essas ideias estão coerentes com os pensamentos nos quais se considera o papel do aluno como o principal elemento transformador na sua formação e o papel do professor como agente para procurar tornar o ambiente de sala de aula o mais propício possível para o aprendizado". 

Anivaldo Tadeu Roston Chagas
Aula Nota 10: práticas para a eficácia no Curso Superior
Campinas: Akademika, 2004, p. 7-8

domingo, 8 de abril de 2018

A NBR 6023/2002 e os elementos essenciais – 4º. Post da série Lista das Referências

   Bom dia! Os elementos essenciais são “as informações indispensáveis à identificação do documento”, conforme estabelece a NBR 6023/2002 (p.2) da Associação brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Este artigo dá continuidade aos anteriores, publicados aqui em: 14 de janeiro de 2018, intitulado “Os elementos de composição de cada obra/autor de uma lista de Referências e a NBR 6023/2002 = 2º. artigo da série Lista de Referências”, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2018/01/a-nbr-60232002-e-os-elementos-de.html], e a outro, publicado em 04 de fevereiro de 2018, denominado “As regras gerais da ABNT para a elaboração da lista das Referências e a NBR 6023/2002 – 3º. post da série Lista de Referências”, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2018/02/as-regras-gerais-da-abnt-para.html]. ...

sábado, 7 de abril de 2018

domingo, 1 de abril de 2018