"O ensino de terceiro grau apresenta diversas peculiaridades que o faz pertencer a uma linha específica de pesquisa.
O professor universitário vive uma realidade bastante diferente em relação a seus pares do ensino médio e do ensino fundamental.
É fácil, por exemplo, verificar que o do nível superior não recebe nenhuma formação didática específica.
Em sua licenciatura, esse professor geralmente não tem o conhecimento prévio dos pressupostos psicológicos, didáticos e sociais relacionados ao aprendizado, o que, às vezes, o faz ter uma visão desvirtuada dessas condições.
Paradoxalmente, o professor de ensino superior tem na sala um público bastante diferente: são adultos e muitos deles com experiências profissionais.
Essas características levam também a confirmar que já não aceitam passivamente as colocações do professor, exercendo, portanto, um papel mais crítico.
[...] Essas ideias estão coerentes com os pensamentos nos quais se considera o papel do aluno como o principal elemento transformador na sua formação e o papel do professor como agente para procurar tornar o ambiente de sala de aula o mais propício possível para o aprendizado".
Anivaldo Tadeu Roston Chagas
Aula Nota 10: práticas para a eficácia no Curso Superior
Campinas: Akademika, 2004, p. 7-8
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