domingo, 6 de maio de 2018

A inserção de dados de pesquisa de campo na Introdução da monografia?

   Bom dia! A introdução do texto acadêmico-científico costuma conter elementos específicos, que foram descritos em artigos anteriores publicados aqui, entre eles o mais recente: “Como fazer a Introdução de textos acadêmico-científicos, como a Monografia?”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/01/como-fazer-introducao-de-textos.html], publicado em 03 de janeiro de 2016. Voltamos a este tema hoje, em atenção à dúvida recebida (tardiamente) em 20 de janeiro de 2017, vamos a ela: ...
Olá, Regina, gostaria que me tirasse uma dúvida sobre meu tcc, é que os dados da pesquisa que havia coletado, coloquei todos em um capítulo só, e nele tinham todas as metodologias usadas. Além dos resultados dos questionários, porém segundo orientações pediram para colocar em introdução... mas no meu ponto de vista não ficou legal. Pode colocar dados da pesquisa em introdução?
   Bem, conforme já descrito nos artigos mencionados (vide os anteriores ao final deste), a introdução é a etapa do texto da qual devem constar informações específicas sobre o tema desenvolvido, de modo convidativo, levando o leitor a abrir e ler o texto por inteiro.
   No caso acima, a universitária ficou em dúvida sobre a forma sugerida pelo(a) orientador(a), porém, deve-se existem alguns aspectos que devem ser levados em conta, são eles:
1. Um(a) orientador(a) tem a liberdade de sugerir algumas adaptações/modificações em um texto, o que é até saudável, para que não os muitos trabalhos científicos não fiquem idênticos;2. Fazer constar da Introdução algumas informações objetivas sobre os dados coletados na pesquisa de campo valorizam o texto como um todo, especialmente essa etapa inicial.
   Dito de outra forma, assim como no Resumo, mencionar na Introdução que foi elaborada uma pesquisa de campo, avaliando determinada população (local/instituição/idade/sexo), o total de participantes, o objeto de investigação e os resultados numéricos obtidos são informações “preciosas” nesses momentos do texto.
   Acredito que a principal compreensão sobre a exigência feita neste caso é que se tratou de uma “concepção diferenciada” para uma Introdução, já que existe um padrão específico para sua elaboração, padrão esse que pode ser observado nos milhares de textos acadêmico-científicos a que se pode ter acesso nos diferentes meios – impressos ou eletrônicos.
   A introdução é, inclusive, uma parte desse texto que costuma ser redigida com os verbos no futuro (o que teria que ser modificado na situação exposta acima), justamente por ser “a apresentação do tema, problema, hipótese, objetivos, relevância acadêmica e estrutura do texto”, que está sendo lido/analisado por diferentes leitores.
   Bons estudos.
Regina Del Buono
Email: abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancovuer2012
Referências
DEL-BUONO, Regina C. “Como elaborar a Introdução do TCC?” Artigo publicado em 11 de janeiro de 2015. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/01/como-elaborar-introducao-do-tcc.html].
DEL-BUONO, Regina C. “Como fazer a Introdução do TCC ou da Monografia?” Artigo publicado em 19 de janeiro de 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/01/como-fazer-introducao-da-monografia.html].

0 comentários:

Postar um comentário