domingo, 15 de julho de 2018

A NBR 14.724/2011 e a inserção de figuras e gráficos no texto científico elaboradas pelo pesquisador

   Bom dia! É comum que um(a) pesquisador(a), seja acadêmico de graduação ou níveis acima, elaborem gráficos, ilustrações e tabelas próprias, baseados na bibliografia consultada, para enriquecer seus textos científicos. Este é uma artigo bibliográfico e de opinião, que dá continuidade ao anterior, que foi publicado aqui em 08 de julho de 2018, intitulado “A NBR 14.724/2011 e a forma de mencionar gráficos, ilustrações e tabelas no texto científico”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2018/07/a-nbr-147242011-e-forma-de-mencionar.html]. Usemos como exemplo o texto didático elaborado pelo Prof. Dr. Fábio Iuji Yamamoto, coordenador do Grupo de Estudo de Doenças Vasculares Cerebrais da Divisão de Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. ...   Seu artigo intitulado "Doenças Cerebrovasculares" foi publicado em 2012, cujo link é: [http://www.neurologiausp.com.br/wp-content/uploads/2012/06/Manual-De-Doenças-Cerebrovasculares-Para-Os-Alunos-De-Graduação-Fábio-I.-Yamamoto.pdf].
  Nele, o Prof. Yamamoto apresenta, ao longo do mesmo, as fontes bibliográficas consultadas cujas teorias embasaram seu texto, referidas no padrão VANCOUVER, isto é, numericamente.
   Já as representações imagéticas e gráficas foram elaboradas por ele mesmo, nas quais ele não mencionou quaisquer fontes.
  No caso de textos científicos produzidos por alunos universitários, que elaborem pessoalmente gráficos, imagens e tabelas, deverão mencionar, abaixo de cada uma delas, a informação:
Fonte: Elaborado pelo(a) autor(a) (Ano).
   As indicações dadas neste artigo de hoje visam colaborar para a questão da inserção de ilustrações e enriquecimento do texto acadêmico-científico. 
 
Bons estudos!
Regina Del Buono
Skype: abntouvancouver2012
Referências
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR 14724 Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. 2011.

0 comentários:

Postar um comentário