Em tempos de pandemia mundial, para o enfrentamento do novo coronavírus - Covid 19, é inevitável que fiquemos alertas com tudo à nossa volta. E que nos espantemos também (ou não)!
E se houve maior ou menor espanto, talvez tenhamos tido motivos para tal, mediante à troca do comando no Ministério da Saúde brasileiro, no momento em que a situação da pandemia começa a tomar proporções "tsunâmicas", se é que este termo existe. Diante disso, hoje eu proponho uma analogia à obra de Sun Tzu (2015), em seu livro sobre "A Arte da Guerra", já que o autor discorre sobre a firmeza e supremacia dos grandes dirigentes no âmbito militar, já que o tema em questão é a conquista da vitória num cenário de guerra.
De início, Tzu (2015, p.5) define que “1. A guerra é um assunto de importância vital para o Estado; o reino da vida ou da morte; o caminho para a sobrevivência ou ruína. Desse modo, é indispensável estudá-la profundamente”.
Nessa linha de raciocínio, Tzu (2015) estabelece diálogos entre seus personagens, entre os quais o autor elenca cinco fatores essenciais para que um exército seja vitorioso de uma guerra, além de listar as cinco virtudes do general.
Entre os cinco fatores essenciais, estão: “a influência moral, a meteorologia, o terreno, o comando e a doutrina (TZU, 2015, p.5)”.
Por sua vez, Tzu (2015, p.6) descreve as cinco virtudes do general, defendendo que “é devido a elas que o exército o conhece por “O RESPONSÁVEL”:
“[...] Se for sábio, o comandante será capaz de reconhecer a alteração das circunstâncias e, com rapidez, reagir a elas. Se for sincero, os seus homens acreditarão nas suas recompensas e nos seus castigos. Se for humano, amará a humanidade, simpatizará com os outros e saberá apreciar-lhes o engenho e o esforço. Se for corajoso, alcançará a vitória, agarrando-se às oportunidades sem hesitação. Se for exigente, as suas tropas serão disciplinadas, respeitando-o e temendo-lhe as punições”.
Bem, eu desejo um domingo lindo, pleno para boas reflexões!
Regina Del Buono
Email:abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012
Referências
Tzu, Sun. A arte da guerra – os treze capítulos. Um grande clássico sobre estratégia e liderança. Trad.: Pedro Manoel Soares. 1.ed. Barueri: Ciranda Cultural, 2015.
0 comentários:
Postar um comentário