Hoje é Domingo de Páscoa, dia de comemorar e renovar a sua fé...
Mas, de que fé estamos falando, afinal? De uma fé religiosa ou daquilo que serve a você como crença de uma vida plena, saudável e que pode sempre ser melhorada?
Em tempos de pandemia mundial pelo novo coronavírus – Covid 19, eu pergunto: em que você acredita? É tão comum as pessoas, durante uma conversa informal, afirmarem não serem desta ou daquela religião, mas, será que já se perguntaram em que acreditam?
Veja, eu não estou defendendo nenhuma religião... Mas, hoje cedo, eu li uma longa mensagem na qual identifiquei o momento pelo qual passamos agora mesmo... e, mesmo eu sendo kardecista, esse texto fez muito sentido para mim, que tenho uma fé religiosa, e que gostaria de compartilhar... A escuridão do meio dia...
Todos passamos pela experiência da escuridão em pleno meio dia. A diferença está em como a enfrentamos. Mais que uma porção de tempo ela é um momento profundo, marcante, transformador, e que nos afeta fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Ninguém continua o mesmo depois de passar pela experiência da escuridão do meio dia. É uma escuridão assustadora: pelo inesperado, pelo surpreendente, pelo dramático, pela intensidade. Ela lança um grande véu sobre nossa capacidade de entender o que está acontecendo. Diante dela o intelecto não sabe, a vontade não pode, a memória se apaga. Somos como que paralisados por um grande choque, é como se fôssemos desconectados de nossos terminais. É como se tivéssemos caído num grande buraco negro existencial,A escuridão do meio dia em nossa existência.Pode ser a experiência dolorosa de uma enfermidade longa, incurável, de noites não dormidas, de cirurgias, de UTIS e de hospitais.
Então, eu pergunto:
Será que você acredita mais nas correntes políticas dominantes no Brasil, ou nas centenas de teorias da conspiração, algumas, que defendem onde surgiu e quem omitiu informações e provocou a contaminação mundial?
Ou naquelas teorias conspiratórias sobre o esvaziamento da força e dominância de políticos eleitos, alguns deles, de modo escuso, e que tentam, como todos os seus antecessores, perpetuarem o seu poder sobre seus “inocentes eleitores”?
Sim, porque essas teorias conspiratórias estão por todo o planeta, não é só no Brasil não... E, nesse contexto todo, vimos assistindo, dia após dia, os ciúmes e as disputas por espaço na grande mídia, de políticos mesquinhos – alguns que até prescrevem medicamentos -os quais, dominados pela vaidade e grande soberba – aceitam as regras propostas, mas as contrariam pessoalmente, buscando os holofotes e gerando grande confusão na população.
E, novamente, não é só no Brasil...
Eu vou mais longe, porque neste ponto, nascem outras perguntas: e as outras pandemias e outros partidos políticos? Por que ainda passamos por isto tudo? Onde estão os avanços tecnológicos e científicos conquistados ao longo do desenvolvimento da humanidade, que não sendo ensinados e/ou adotados, permitem a confusão no raciocínio sobre o melhor a fazer neste momento? Livros rasgados?
Há um aspecto inegável que nos distingue do resto do mundo, que é a cegueira de boa parte da população, por sua “fé” em um “super salvador”, humanizado em grupos que proferem ideias e ideais tão retrógrados quanto inaceitáveis.
Então, eu fico com a certeza de que a FÉ não é religiosa, ela está naquilo que VOCÊ escolhe valorizar, confiar e potencializar em sua vida. E confesso, eu acho muito válido, contanto que cada um de nós respeite a fé do outro.
Que a sua Páscoa 2020 seja de muita FÉ, onde ela estiver depositada!
Regina Del Buono
Emal: abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012
REFERÊNCIAS
SILVEIRA, Reverendo Abival Pires da. Escuridão ao meio dia. Artigo publicado em 11 de abril de 2020. Disponível em: [https://revabivalpires.wordpress.com/2020/04/11/escuridao-ao-meio-dia/?fbclid=IwAR098d0LAkCAt7aYJlUsJq6Mjvm-vWxF6897nkBdD9pblrTS3BExdqH_4Hc]; acesso em 12 abr 2020.
0 comentários:
Postar um comentário