domingo, 28 de junho de 2020

NBR 6023/18 e a forma de grafar sobrenomes compostos no texto acadêmico-científico

     Bom dia! Mencionar ou referir autores ao longo do texto acadêmico-científico deve seguir o padrão da Metodologia Científica, como estabelece a NBR 6023/18 - Referências. Hoje, vamos utilizar como exemplos, os sobrenomes compostos, e as variações que devem ser observadas.

1º. Exemplo: Maria G. Nascimento e Silva (médica pediatra)
     Deve-se grafar: SILVA, Maria G. Nascimento e. 

2º. Exemplo: Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis (professora universitária)
     Deve-se grafar: TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos.
    Existe uma diferença em mencionar/pesquisar REIS e TOZONI-REIS, portanto, o hífen inserido entre os dois últimos sobrenomes – opção desta autora – deve ser grafado, tanto na lista as Referências, como dentro do texto.

3º. Exemplo: Marice Emanuela El Achkar (médica dermatologista)
      Deve-se grafar: EL ACHKAR, Marice Emanuela.

4º. Exemplo: Herberto José Chong Neto (médico pediatra)
     Deve-se grafar: CHONG-NETO, Herberto José

     É importante destacar que mencionar/referir autores/obras dentro do texto, ou ao final dele – na lista das Referências, é o mesmo que “dar entrada em determinada fonte”.
     Equivale a dizer que é fundamental que seja usada a mesma forma dentro do texto, assim como na lista das Referências, evitando confundir seus leitores.
     Bons estudos!
Regina Del Buono
Email: abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012
Referências
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. 2018. 

sábado, 27 de junho de 2020

Lazer em São Paulo - "Coisos on the go" - Covid 19

     Em tempos de isolamento social, devido à pandemia Covid 19, novas alternativas para alimentação e entretenimento são sempre bem-vindas, não é mesmo?
     É por isso que hoje eu deixo aqui a dica do site https://coisosonthego.com/agenda-sp/,autoria da Sonia Letycia e Kaio Donadelli, trazendo novidades bem interessantes, as quais, eu acredito valer muito a pena conferir! 




 

domingo, 21 de junho de 2020

Semelhanças e diferenças entre o Resumo e a Introdução da Monografia/TCC

  Boa tarde! Resumo e Introdução de um texto acadêmico-científico – seja monografia/TCC de graduação, pós-graduação ou níveis de especialização acima destes, são etapas do texto que costumam apresentar algumas semelhanças, assim como algumas diferenças também. Este é um artigo de opinião, mas existem muitas indicações bibliográficas em artigos anteriores publicados aqui sobre ambos os temas de hoje, os quais, acredito que oferecem maiores detalhes e explicações àqueles que delas precisarem, vide a lista completa ao final deste artigo.
   Uma vez que o resumo de uma monografia seja adequadamente elaborado, esse texto poderá ser escolhido por novos pesquisadores, para compor as obras que serão utilizadas em novas pesquisas bibliográficas, dentro ou fora da academia. ...

sábado, 20 de junho de 2020

Eu faço cultura - Minas Gerais e a distribuição gratuita de livros em domocílio

    Boa tarde! Apesar da inexistência de projetos de Ensino e de Cultura no Brasil, neste momento, existem muitas iniciativas bastante inclusivas, de pessoas que acreditam que somente por meio da Educação e da Cultura é que poderemos melhorar a nossa sociedade. 

   Prova disso são as ações promovidas pelo grupo “Eu Faço Cultura”, voltadas à população que, costumeiramente, não tem acesso a programas culturais de qualidade.


   Projeto nascido em 2006, por iniciativa da Federação Nacional das Associações de Funcionários da Caixa Econômica Federal, produtos das áreas de cultura e entretenimento são patrocinados, entre eles: filmes, palcos, música, exposições e livros, a partir de recursos advindos do Imposto de Renda de Pessoa Física, e bilheteria gratuita.
   Mas o melhor desse projeto é que, em função da pandemia pelo Covid 19, todas as atividades estão suspensas, exceto ao que se refere aos livros, que estão sendo fornecidos, em domicílio, às pessoas de baixa renda, em parceria com a Bienal do Livro Mineira.
    Vale a pena conferir: [https://www.eufacocultura.com.br].

domingo, 14 de junho de 2020

Os critérios de inclusão e exclusão em pesquisas acadêmico-científicas

   Bom dia! Os critérios de inclusão e de exclusão em textos acadêmico-científicos, para que uma determinada fonte seja selecionada para compor a lista das Referências de um tema em desenvolvimento, se constituem em elemento adicional aos já exigidos pela Metodologia Científica. Tal cuidado extra deve ser informado – tanto no resumo e na introdução do texto, assim como no capítulo que trata sobre a pesquisa em desenvolvimento, de forma bastante específica, isto é, quais exigências devem ser cumpridas para que determinada obra/autor seja selecionado – ou não – ao longo da escrita sobre o tema em questão. Este é um artigo bibliográfico, em continuidade a um outro, publicado em 30 de agosto de 2015, intitulado “Os critérios de inclusão e exclusão de amostras para uma pesquisa de campo”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/08/os-criterios-de-inclusao-e-exclusao-de.html]. Hoje voltamos ao assunto, para reforçar as explicações sobre este assunto.

sábado, 13 de junho de 2020

Teatro Já - ao vivo e on-Line... Vamos?

    Bom dia!
   Em tempos de Covid 19, o Teatro Petra Gold vai promover, a partir de 04 de julho de 2020, peças teatrais ao vivo, que serão transmitidas on-line, por ingressos baratíssimos!
   É mais uma das grandes iniciativas que surgem em diferentes áreas, entre elas esta dos artistas de teatro, visando promover cultura, proporcionar a todos nós algum entretenimento. e o próprio ganha-pão. Venha você também! 





domingo, 7 de junho de 2020

Eu, Regina, ainda consigo me indignar, porquê... "Não posso respirar"... Frei Betto

   Boa tarde! Aos que me acompanham neste blog, já devem ter observado que aos domingos eu publico artigos técnicos, exceto em datas comemorativas, enquanto que aos sábados, costumo publicar artigos livres, sobre temas que considero relevantes no momento.
    Mas hoje, domingo, 07 de junho de 2020, vivemos um momento gravemente crítico, em plena pandemia mundial pela Covid 19, então, não teremos artigo técnico aqui, porque eu  pessoalmente "ainda consigo me indignar, porque "não consigo respirar"... um texto tão sabiamente escrito pelo Frei Betto.

   "Foram as últimas palavras de George Floyd: “Não posso respirar”. Eu também. Não consigo respirar neste Brasil (des)governado por militares que ameaçam as instituições democráticas e exaltam o golpe de Estado de 1964, que implantou 21 anos de ditadura; elogiam torturadores e milicianos; acertam o “toma lá, dá cá” com notórios corruptos do Centrão; plagiam ostensivamente os nazistas; manipulam símbolos judaicos; tramam, em reuniões ministeriais, agir ao arrepio da lei; proferem palavrões em reuniões oficiais, como se estivessem num antro de facínoras; debocham de quem observa os protocolos de prevenção à pandemia e saem às ruas, indiferentes aos 30 mil mortos e suas famílias, como a celebrar tamanha letalidade. ...

sábado, 6 de junho de 2020

O valor de uma vida... George Floyd

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele,
por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas podem aprender a odiar,
elas podem ser ensinadas a amar”.

Nelson Mandela
(1918-2013) - Presidente sul-africano
Líder do movimento contra o Apartheid
Prêmio Nobel da Paz 1993 contra o regime de segregação mundial


Nem essa frase de Mandela comportaria o cruel assassinato de George Floyd.