Boa tarde! Monografias e TCCs são produções acadêmicas exigidas ao final dos cursos de graduação, pós-graduação e etapas acima, que devem ser denominados como “trabalhos científicos". Tal exigência desde a graduação se destina a ensinar, incentivar e direcionar os acadêmicos no universo da pesquisa, como destacam diferentes autores.
Uma vez que, entre os objetivos do Ensino, desde os anos iniciais, está a formação e a condução dos alunos à autonomia e à cidadania, no que se refere aos seus direitos, deveres, socialização, preparo educacional e interação com os diferentes grupos sociais, notadamente no mercado de trabalho, é importante que os universitários sejam exigidos em suas capacidades, desenvolvendo habilidades múltiplas. ...
Para Severino (2000, p.16), como tarefa do ensino superior brasileiro, está:
a qualificação do ensino, o rigor da aprendizagem, a iniciação à pesquisa e a superação de todas as falhas decorrentes da falta de rigor científico no processo de ensino superior. [...] o objetivo é aprender, é obter conhecimentos, é dominar produtos da ciência, e, até mesmo, dominando seus métodos, criar ciência.
Na visão de Severino (1993, p.11), a disciplina de Metodologia Científica visa ensinar aos universitários as “diretrizes metodológicas, instrumentos para que desenvolvam a contento, com eficiência e competência, a sua aprendizagem".
Os instrumentos mencionados por Severino são os técnicos, os lógicos e os conceituais, cabendo aos universitários(as), conhecer, compreender e aplicar as técnicas exigidas em seus estudos e textos, para com isso, poderem obter a aprovação de suas produções acadêmicas, o que será possível, a partir do treino no levantamento de bibliografias, na análise dessas produções e na escrita de textos com base na literatura selecionada sobre determinado tema, a respeito do qual diferentes especialistas apresentam suas teorias.
Assim, podem ser relacionados, entre os diferentes tipos de trabalhos científicos: artigos, monografias, trabalhos de conclusão de curso (TCC), papers, relatórios de pesquisa, dissertações e teses, os quais devem sempre ser desenvolvidos com base no empirismo.
Segundo Ferreira (2008, p.341), o “empirismo é a doutrina que admite que o conhecimento provenha unicamente da experiência”.
Por sua vez, a pesquisa científica se constitui em atividade fundamental para o desenvolvimento da Ciência como um todo, da qual depende toda a evolução humana, se mencionadas as novas tecnologias para medicamentos e exames médicos, para artigos de vestuário, aparelhos eletrônicos, e toda a infinidade de recursos aos quais, praticamente toda a humanidade, tem acesso nos dias de hoje.
Do ponto de vista conceitual, Cervo (1983, p.50)defende que “a pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos".
Já Salomon (1996, p.107) ensina que: “uma atividade é considerada científica quando: a) produz ciência; b) ou dela deriva; c) acompanha seu modelo de tratamento."
Para Müller e Cornelsen (2001, p.1.) "[...] é racional afirmar que a atividade científica depende grandemente dos meios de comunicação escrita. Razão por que escrever relatórios ou trabalhos científicos constitui uma decorrência natural e obrigatória da atividade científica".
Gomes (sem data, p.3) define a ciência enquanto “um sistema ordenado e coerente de proposições ou enunciados baseados em um pequeno número de princípios, cuja finalidade é descrever, explicar e prever do modo mais completo possível um conjunto de fenômenos, oferecendo suas leis necessárias”.
Neste sentido, Salomon (1996, p.107) define ser a Metodologia Científica a “concreção da atividade científica, ou seja, a pesquisa e o tratamento por escrito de questões abordadas metodologicamente.”
Dito de outra forma, trata-se de esmiuçar determinado fato em todas as suas dimensões, testando as diferentes possibilidades para sua ocorrência, e com base no conjunto, dá-se, então, a formulação de determinada teoria.
Por fim, compreende-se que os trabalhos científicos são aqueles desenvolvidos no âmbito da academia, cuja finalidade é introduzir os universitários nas atividades de pesquisa, ensejando desenvolver, também, suas potencialidades nesta direção. Por sua vez, a pesquisa científica está voltada à busca e teorização de novos achados científicos, no sentido de promover a evolução humana.
Bons estudos!
Regina Del Buono
email: abntouvancouver@gmail.com
skpye: abntouvancouver2012
REFERÊNCIAS
CERVO, Amado Luis; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Macgraw-Hill do Brasil, 1983.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o Dicionário da Língua Portuguesa. 7. ed.; Curitiba, PR: Ed. Positivo; 2008.
GOMES, Alberto. Aula considerações sobre a pesquisa. Artigo sem data. Disponível em: [https://www.fct.unesp.br/Home/Departamentos/Educacao/AlbertoGomes/aula_consideracoes-sobre-a-pesquisa.pdf]; acesso em 09 mar 2020.
MÜLLER, Mary Stela; CORNELSEN, Julce Mary. Normas e padrões para teses, Dissertações e Monografias. 3ª.ed. Londrina, CTBA: Editora UEL, 2001.
SALOMON, Délcio V. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes. 1996.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 19.ed.; São Paulo: Cortez, 1993.
0 comentários:
Postar um comentário