domingo, 5 de julho de 2020

O problema da pesquisa acadêmico-científica - Monografias e TCCs

    Boa tarde! Uma vez definido o tema para o desenvolvimento de uma monografia/TCC, é fundamental que o problema a ser investigado seja identificado também. É a grande interrogação de um texto acadêmico-científico, cuja resposta será dada, ao longo do texto, a partir das teorias/autores apresentados. Em 18 de agosto de 2013, escrevi sobre o problema de pesquisa, em artigo denominado “Como criar o problema da pesquisa?”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/08/como-criar-o-problema-da-pesquisa.html], e hoje, voltamos a ele. ...
   Para Salomon (2004, apud TOZONI-REIS, p.77), “é da compreensão mais aprofundada do tema de pesquisa que surge o problema. Partir de um assunto mais amplo, delimitar o tema, pensa-lo na perspectiva do estuo proposto, dos objetivos, é chegar perto da formulação do problema".
  Segundo Leal (2002, p. 235), “Pesquisa significa busca de respostas, de soluções”. Porém, a autora destaca que não se trata de buscar algo sem saber exatamente o que é, “às cegas”, uma vez que a partir da definição do problema de sua pesquisa/tema, o levantamento e a interpretação do material teórico que embasará a escrita de seu texto científico, serão o norte para todo o texto: tema, problema, fundamentação teórica.
  Neste sentido, Leal (2002, p. 234), ensina que “Uma teoria tem valor explicativo: generaliza explicações tiradas de fatos que foram estudados para sua construção”.
   Para Laville e Dionne (1999, p. 91, apud LEAL, 2002, p. 233-4), ao buscar definir qual é o problema a ser investigado em uma pesquisa científica, deve-se partir de “conhecimentos e valores”. Explicam ainda a existência de dois tipos de conhecimentos: “os fatos brutos e os fatos construídos ou generalizações”.
  Enquanto os fatos brutos são os dados existentes sobre a realidade de determinada população,por exemplo, os fatos construídos ou generalizações são as interpretações feitas a partir do “conjunto de fatos brutos”, isto é, “são os conhecimentos elaborados”.
  Leal (2002) explica ainda que, aos fatos conhecidos, somados aos fatos construídos, devemos atentar ainda, para as regras da metodologia.
  A união de tais elementos, com embasamento na leitura de teóricos especializados no tema escolhido, assim como em artigos e textos acadêmico-científicos é que permitirão uma compreensão mais aprofundada sobre esse tema, e com isso, o universitário(a)/redator(a) poderá elaborar com maior assertividade a pergunta de sua pesquisa.
  Bons estudos! 
Regina Del Buono
Email: abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012

Referências:

LEAL, Elisabeth Juchem Machado. Um Desafio Para O Pesquisador: a formulação do problema a formulação do problema de pesquisa. Contrapontos - ano 2 - n. 5 - p. 237-250 - Itajaí, maio/ago. 2002.

TOZONI-REIS, Marília F. de Campos. Metodologia da Pesquisa. 2.ed., 2009. Disponível em: [https://biblioteca.isced.ac.mz/bitstream/123456789/785/1/METODOLOGIA%20DA%20PESQUISA.pdf]; acesso em 12 mar 2020. 

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